sábado, 29 de outubro de 2011

Lendas mineiras

Mãe do Ouro


Um homem queria esconder uma caixa de ouro e ordenou a dois escravos para cavarem um buraco para colocar o ouro. Depois matou os escravos para que não roubassem seu tesouro. Neste momento apareceu uma bola de fogo no céu e caiu sobre o esconderijo. Diz a lenda, que existe uma bola de fogo que mostra onde há jazidas de ouro e nela vem uma mulher muito linda, loira, com um vestido de seda branco que voa pelos ares, refletindo a luz do sol. Dizem que esta mulher ajudou um mineiro a encontrar ouro mas impôs uma condição: que ele não poderia contar a ninguém a localização da mina, senão viria buscá-lo.
Pesquisa feita por Luana, Davi e Estela

Chico Rei

Era uma vez um homem que foi levado da África para o Brasil.
Os portugueses levavam os escravos para o Brasil para os fazendeiros os comprarem. E lá eles usavam os escravos para garimpar ouro e pedras preciosas.
Um dia Chico Rei trabalhando, cavando, caiu em um buraco cheio de ouro. Ele ficou todo alegre porque ia deixar de ser escravo comprando sua carta de alforria e depois de se libertar, ele libertou outros escravos comprando sua alforria.
Depois ele comprou a mina e ficou conhecido como Chico Rei, o Rei dos Escravos.
História coletiva feita por Thiago, Rodrigo, Lucas, Pedro e Leonardo

Dona Beija

Dona Beija era uma mulher muito bonita e todo mundo tinha inveja dela porque ela conquistava todos os homens da cidade de Araxá. A lenda conta que tem uma água milagrosa de uma lagoa que Dona Beija se banhava e quem toma dessa água possui toda a beleza e saúde da bela.
Pesquisa realizada por Claudia, João e Davi

Nenhum comentário:

Postar um comentário