quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A Lenda da Casa da Ciência

Dando continuidade à Semana de Geografia e à participação do estagiário de exposição Leonardo, começamos a Semana da Cultura Popular. E, para conhecer mais sobre a cultura popular do nosso país, pesquisamos sobres as lendas:

"Iara: era um personagem masculino chamado Ipupiara, homem peixe que virava uma sedutora sereia, e com seu canto hipnotizava e levava pescadores para o fundo do rio. Os pescadores eram encantados pela sua beleza e acabavam afogados na paixão." Olívia

"Vestida de Preto: um certo dia, um taxista pegou uma passageira em Botafogo, Rio de Janeiro, por volta da meia noite. A moça era muito bonita, toda vestida de preto e pediu para ser levada ao cemitério São Batista. Durante todo o percurso, segundo o motorista, a mulher manteve-se muito séria, ao mesmo tempo que se mantinha serena com a sua beleza e palidez, sem demonstrar nenhum sentimento. Ao fim do trajeto, o taxista virou-se para avisar o preço da corrida, porém onde estava a moça? Ela havia sumido repentinamente." Cláudia

Inspirados pela pesquisa de lendas brasileiras, as crianças criaram uma lenda para a Casa da Ciência:

A Lenda: A Casa da Ciência

Era uma rua muito calma de casas muito luxuosas. Porém, num terreno tinha uma casa bem simples, onde morava um velhinho que todas as manhãs aparecia no seu quintal para cuidar de seu belo jardim. Numa semana, ele não apareceu. Imaginaram que ele havia morrido, mas seu jardim continuava cheio de vida e à noite a casa parecia estar em festa. Muitas luzes coloridas: podíamos ver pelas janelas.

A casa, no decorrer dos dias, parecia maior, grandiosa. Numa manhã, apareceu uma placa dizendo: entre!
Muitos não quiseram entrar, mas as crianças, muito curiosas, entraram. Lá descobriram o fantástico mundo da ciências, com uma biblioteca, computadores, telescópios. E tinha um bilhete:

Olá, descobridores.
Nós somos as ciências: Português, Matemática, Geografia, História, Biologia, Química, Física e Artes. Criamos esta casa para que vocês possam descobrir mais sobre nós.

As crianças, muito encantadas, falaram para todos do bairro e a Casa da Ciência foi considerada o melhor lugar para estudar da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário